Conteúdo sugerido

Os Motores são dispositivos que convertem energia elétrica em mecânica. Eles também podem ser geradores (converte energia mecânica em elétrica). 

A maioria dos motores elétricos são baseados  na lei de Lenz, que diz:
o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Havendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentido do fluxo magnético da fonte.

Sendo assim os motores são dispositivos que se pode alimentar com uma corrente elétrica e de forma à criar um campo magnético variável ele realizará movimento.

A divisão mais clássica que se tem sobre motores são entre motores AC( de corrente alternada) e DC (de corrente contínua).

Os motores de corrente contínua são muito comuns e são de longe os mais utilizados em projetos de Robótica.

Existem vários subtipos de motores elétricos de corrente contínua, que podem ser verificads nos conteúdos relacionados.

Os motores de Corrente contínua de ímãs permanentes com Buchas funcionam da seguinte maneira:

Electric_motor_cycle_2.png
Na carcaça externa, chamada de estator,  existe um ímã permanente que define uma polaridade magnética do sistema.

O eixo interno, chamado rotor, é formado por uma bobina (um enrolamento de fio).

A corrente de alimentação é inserida peloas terminais que estão ligadas às escovas com buchas. 

Esse mecanismos de buchas e escovas transmitem a corrente elétrica para o eixo, fazendo um simples contato elétrico no eixo. Nesse ponto, o Eixo é dividido em dois magnetos ( material condutor que ao encostar nas buchas recebe a corrente elétrica).

Ao receber a corrente elétrica a bobina cria um campo magnético no sentido oposto, conforme a lei de Lenz. Isso faz com que o eixo gire 180 graus de forma à alinhar com o campo magnético do estator.

No momento em que o eixo gira, os magnetos são invertidos e a bobina passa a gerar um campo magnético no sentido oposto, girando novamente mais 180 graus. E esse processo se repete indefinidamente.



Atividades recentes