Sensores magnéticos, também conhecidos como reed switch, são sensores acionados a partir de um campo magnético geralmente proveniente de um imã permanente ou de uma bobina. Eles funcionam basicamente como uma chave liga/desliga e, portanto, tem várias aplicações. 


Como funciona? 

A estrutura básica de um sensor magnético são duas lâminas de material ferromagnético, cada uma ligada a um terminal, envoltas por uma ampola de vidro de alta resistividade. A ampola é vedada e dentro dela existe algum gás inerte para impedir a oxidação das lâminas. Abaixo, uma imagem com esta estrutura básica. 

Fonte:http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/2462-art373

Quando um campo magnético se aproxima do sensor, surge uma força magnética de atração entre as lâminas fazendo com que elas se toquem. Dessa forma os terminais do sensor entram em curto, possibilitando a passagem de uma corrente. 


Aplicações 

Várias aplicações relacionadas a chaves liga/desliga podem ser reproduzidas com sensores magnéticos. Uma possível aplicação é a montagem de um relé simples envolvendo o sensor com uma bobina (imagem abaixo). Quando a corrente passa pela bobina, um campo magnético é formado em seu interior ativando o sensor. Com uma bobina e sensor magnético também se pode montar um sensor de corrente. 

Fonte:http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/51

Outra aplicação de um sensor magnético é montar um sensor de proximidade com um imã permanente. Se o imã passar de certa distância do sensor, as lâminas se tocarão e os terminais entrarão em curto. Com um imã preso a uma roda e um sensor magnético, é possível fazer um encoder, muito útil para se descobrir varáveis como frequência e velocidade de determinado motor.


Atividades recentes