O multímetro é uma ferramenta utilizada para medir grandezas elétricas. De modo geral, existem dois tipos:
1 - Os analógicos
2 - Os digitais
A única diferença entre eles é a forma com que nos mostram as medidas. Um deles mostra através de um display, e o outro através de um aparato analógico.
Bem, e quais são as grandezas que um multímetro mede? Essas grandezas podem variar, de acordo com o grau de aperfeiçoamento do aparelho, porém de modo geral, são:
1 - Diferença de potencial em corrente contínua (volts)
2 - Diferença de potencial em corrente alternada (volts)
3 - Corrente elétrica (amperes)
4 - Resistência (ohms)
Além de fazer essas medidas, ele é capais de verificar a continuidade de componentes eletrônicos em geral.
ATENÇÃO: o multímetro é uma ferramenta potencialmente perigosa, e muitas vezes caro, então antes de usá-lo pela primeira vez, peça ajuda a seu orientador.
Segue um sucinto tutorial de como se utilizar as diversas modalidades de um multímetro:
1 - Ohmímetro (medidor de resistência):
POR PRECAUÇÃO, se coloca o seletor do multímetro no modo para maiores resistências, e de acordo com a precisão desejada, vai-se mudando o modo para menores resistências.
Depois de colocado no modo correto, se coloca um dos terminais do multímetro antes do resistor (ou qualquer outra coisa, que você deseje medir a resistência) e outro depois. Assim a resistência será medida.
2 - Voltímetro DC (medidor de diferença de potencial em corrente contínua) e voltímetro AC (medidor de diferença de potencial em corrente alternada):
Primeiramente, procure saber com seu orientador, se a corrente que você vai medir é contínua ou alternada.
Depois selecione o modo DC para corrente contínua ou AC para corrente alternada.
Por precaução você deve começar no modo preparado para maiores voltagens, e então ir diminuindo, assim como no ohmímetro. NÃO DIMINUA DE FORMA QUE O LIMITE DO MULTÍMETRO FIQUE ABAIXO DA VOLTAGEM MEDIDA, ISSO PODE OCASIONAR EM DANOS AO APARELHO E A VOCÊ.
3 - Amperímetro (medidor de corrente elétrica):
Assim como nos outros, por segurança, se começa com os maiores valores, e vai-se abaixando, de forma a não ultrapassar os limites.
Diferente dos outro, que são usados em paralelo ao circuito, esse deve ser utilizado em série.
E CUIDADO NOVAMENTE, POIS DEPENDENDO DA SITUAÇÃO, SE COLOCADO EM PARALELO, PODERÁ OCASIONAR NA EXPLOSÃO DO APARELHO, E EM DANOS AO MANUSEADOR.
O preço varia de R$:15,00 a milhares de reais.
Bem, é isso. Qualquer dúvida, sintam-se a vontade para perguntar.
Ou