Ideia de uma lixeira automática. 


É um projeto bem simples, com um sensor de movimento comum, onde ele é colocado de maneira embutida na lixeira, com o objetivo para que receba uma corrente total de 220 v, a fim de captar os movimentos. Dessa forma, o sensor de movimento é o responsável para ativar todo o circuito na lixeira, a qual tem duas caixas de som (opcional). O som foi inserido propositalmente: assim que a tampa fosse levantada emitiria um som. Foi utilizado um pequeno rádio com entrada USB para fazer com que a lixeira tocasse a música, além de um motor de impressora para que movimentasse a tampa. Mas, poderia ser usado outro tipo de engrenagem. No caso desse motor ele precisava de apenas 5 v, por isso, foi colocado uma placa de carregador de celular como fonte. Neste caso podia botar uns LED’s, entretanto há um problema: se utilizar a ideia do motor da impressora, o LED vai tirar toda sua potência, o resto é só fazer as ligações no circuito com solda ou fita, cuidado na ligação dos positivos e negativos.

Esse projeto foi feito por um grupo de estudantes na disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores II, do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco.

Conteúdo criado na rede antiga por José Lucas Pasquier.


Atividades recentes

  • Aparecida Dória
    Aparecida Dória

    Gostaria de saber como voce criou a lix­e­ria, qual foi o cir­cuito e os con­po­nentes uti­liza­dos.. Que­ria faze-​la como pro­jeto da minha feira eletron­ica esco­lar. Grata desde ja.