JPEG é um formato de arquivo de computador para armazenar figuras fotográficas. É um dos formatos mais populares da internet devido a seu arquivo ser pequeno para sua qualidade além de permitir diferentes níveis de qualidade de imagem. Utiliza esquema de cores de 24 bits, possibilitando 16,8 milhões de cores. A extensão dos arquivos JPEG, geralmente é JPG ou JPEG como em “poslin.jpg”.
Histórico
JPEG - (Joint Pictures Expert Group) que em português significa Grupo de Peritos Fotográfico Comum, foi criado em 1990 pelo comitê que deu o nome a este método de compressão.
Quando usar
Quando a imagem tem tons contínuos (ex. fotos), quando for necessário um menor tamanho possível do arquivo, quando a imagem deve ser true color (24 bits/píxel) e para publicar imagens fotográficas na internet.
Entendendo mais
O JPEG utiliza um algoritmo de compactação que se baseia na capacidade do olho humano. No entanto, mesmo sabendo-se que arquivos em JPEG podem trabalhar com até 16,8 milhões de cores, o olho humano não é capaz de enxergar todas elas de uma vez. Assim, é possível tirar uma série de informações que representam cores em imagens e manter apenas aquelas visíveis ao olho humano. Em outras palavras o formato JPEG “tira” da imagem aquilo que os humanos não conseguem ver. Esse processo é conhecido como compressão. Isso faz com que imagens realistas sejam criadas, ao mesmo tempo em que esses arquivos não ficam grandes.
Algo interessante no JPEG, é que os arquivos podem ter diferentes níveis de compressão. Quanto maior a compressão, ou seja, retirada de informação, menor será o tamanho do arquivo, porém pior será sua qualidade. O motivo para escolher o JPEG para imagens com padrões de cor mais complexos é que esse formato permite que você salve imagens com milhões de cores, enquanto o formato GIF só oferece suporte para 256. Outra questão importante é o tamanho dos arquivos. O formato JPEG permite um grau de compressão maior do que o GIF, permitindo downloads mais curtos para arquivos de imagem grandes. Além disso, ele parece manter a qualidade da maioria das fotos quase intacta.
Referência:
(Artigo Disponível na Internet) Alessandra Gomes, Aline Costa. JPEG - Formato de arquivo de imagens; UFMG – Escola de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia, Disciplina de Introdução à Informática.
Conteúdo criado na rede antiga por Flávio Luciano.
Ou