GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Matthew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).
A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux. O software utilizado para administrar o conteúdo da Wikipédia é coberto por esta licença, na sua versão 2.0 ou superiores.
Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:
- A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
- A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
- A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
- A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Com a garantia destas liberdades, a GPL permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. A licença não permite, por exemplo, que o código seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que seja distribuído da mesma maneira que foi adquirido.
A GPL está redigida em inglês e atualmente nenhuma tradução é aceita como válida pela Free Software Foundation, com o argumento de que há o risco de introdução de erros de tradução que poderiam deturpar o sentido da licença. Deste modo, qualquer tradução da GPL é não-oficial e meramente informativa, mantendo-se a obrigatoriedade de distribuir o texto oficial em inglês com os programas.
Entre os artefatos , você tem acesso aos termos da licença em inglês e uma tradução para o português, que embora não seja oficial pode ser usada para melhor compreensão do texto.
A maioria dos projetos desenvolvidos na comunidade robolivre.org utilizam essa licença e a própria Plataforma Robótica Livre robolivre.org garante sua liberdade através do uso desta licença.
Henrique Braga Foresti Quarta, 18.09.2013 19:43:
Cara,
Eu acho que todas elas de certa forma garantem a autoria, não ?
A Crative Commons BY fala diretamente sobre isso.
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/deed.pt_BR
é a que mais uso além da GPL tradicional (quando falo de Robô Livre ei achei interessante contaminar as coisas quando comecei a me envolver com empresas)
Henrique Braga Foresti Quarta, 18.09.2013 19:43:
Muitos falam de se usar licenças específicas para hardware(TAPR Open Hardware License, Baloon, …), mas pelo pouco que pesquisei, me pareceu que a maioria não é muito consolidada quase todo mundo usa as memas licenças de software e documentação. O Arduino mesmo utiliza a Creative Commons (embora seja a SA).
Mas o lance será que é Garantir quem usar o projeto deva colocar uma Logo fara da caixa dizendo que usou, ou algo assim ?
Ainda não vi nenhuma falando diretamente disso, mas acho que tenha…
http://opensource.org/licenses/category
Será que não se pode usar a Creative Commons BY e explicitar no termo que quem distribuir, de forma comercial ou não, alterar, reproduzir, …, … deverá solicitar permissão ao autor original e indicar o autor original da seguinte maneira: Aplicar a Logomarca tal da seguinte forma
Será que teria valor ? Talvez tenha que se desenvolver uma licença para isso ? Não podemos fazer isso?
Sofia Galvão Lima Segunda, 06.01.2014 20:15:
Acho esse assunto bem interessante, apesar de não saber muito. De fato, a sensação é de que não existe muita coisa sobre isso ainda. O arduino, que deveria desencadear essa discussão, não o fez (ainda). Comecei buscando sobre a licença do arduino, por exemplo, e no site deles não tem quase nenhuma informação. Pelo jeito, ainda não tem nada muito bem consolidado. Tô de olho no assunto, bora discutir isso, porque é super importante pra gente que faz hardware livre…