Conteúdo sugerido

O design de interação e prototipação é uma área do design especializada no projeto de artefatos interativos como websites e jogos eletrônicos, por exemplo, cuja maior preocupação é com as relações humanas tecidas através desses artefatos.

De acordo com Preece et al. (2005)

A atividade de design inicia uma vez que o conjunto de requisitos tenha sido estabelecido. Genericamente falando, existem dois tipos de design: o conceitual e o físico. O primeiro preocupa-se com desenvolver um modelo conceitual que capte o que o produto irá realizar e como irá se comportar, ao passo que o segundo, com detalhes do design, tais como: tela, estruturas e botões. O design evolui iterativamente, em ciclos repetidos de design-avaliação-redesign, sempre envolvendo o usuário.
Para que os usuários avaliem de modo eficaz o design de um produto interativo, os designers devem produzir uma versão iterativa de suas idéias. Nos primeiros estágios de desenvolvimento, essas versões iterativas podem ser feitas em papel e cartolina; conforme o design progride e as ideias vão se tornando mais detalhadas, elas podem vir a ser peças de metal e plástico que já se parecem com o produto final. Chamamos essa atividade preocupada em construir uma versão iterativa de "prototipação e construção".

Objetivos

Na robótica, o design de interação e a prototipação primeiro focam em entender o quê, por que e como vai-se desenvolver a ideia do robô. Depois, busca-se o problema a ser resolvido e, nessa etapa, as pessoas apresentarão modelos conceituais diferentes para a resolução de um mesmo problema - isso também precisa ser identificado. Após a identificação do problema, é preciso entender quais tipos de tarefas deverão ser executadas e também as necessidades, os desejos e a experiência de cada integrante da equipe. Como resultado, são apresentados protótipos em baixa, bem como em alta fidelidade.

Atividades

Agora, é necessário responder às seguintes perguntas para os robôs que estão sendo definidos:

  • O quê? Por quê? Como?
  • Quais as necessidades e os problemas que estão sendo resolvidos?
  • Quais as tarefas que serão realizadas?

Prototipe as pequenas ideias! Mãos à obra!

Referência

Preece, Jennifer; Rogers, Yvonne; Sharp, Helen. (2005) Design de interação - além da interação homem-computador. Trad. Viviane Possamai - Porto Alegre: Bookman.


Atividades recentes